quinta-feira, 11 de março de 2010

Iracema em Cena


O autor Walcyr carrasco conta uma história chamada Iracema em Cena, baseada no livro de José de Alencar, Iracema. Iracema em cena é da editora Ática com 113 páginas, foi publicada em 2008 em São Paulo.
Iracema em Cena é sobre um jovem humilde que se chama Adamo, ele estava em duvida quando à sua profissão, um dia enquanto trabalhava na em uma loja de roupas viu Carlos Canteiro, diretor de um grande canal de televisão. Assim Adamo percebeu que seria uma grande oportunidade de falar com Carlos, que queria escreve para a televisão, assim ele toma coragem e diz a Carlos que tem a ideia de fazer uma minissérie sobre Iracema, Carlos adora.
Adamo fica muito feliz que vai fazer o que gosta e vai ganhar em melhor do que ganhava na loja de roupas. No dia de escolher os personagens, Adamo vai, e quem ganha o papel de Iracema é uma modelo internacional muito famosa, Adamo fica apaixonado pela sua beleza, assim ele leva a moça chama Joana para comer um hambúrguer escondido da mãe dela, que não a deixa fazer nada. Ele não esquece Joana, então pede para Michel , diretor da minissérie para ir com eles participar das gravações no bastidor.
Adamo e Joana começam a se encontrar a noite, escondido da mãe da menina, dona Raulina, que não gostava do garoto. Eles se beijaram pela primeira vez, e no outro dia todos ficaram sabendo. Dona Raulina não gostou de nada disso, e queria Adamo longe de sua filha.
Ele foi obrigado a voltar para casa, e mandar os capítulos por e-mail. Adamo ficou louco, pois queria muito falar com Joana, não a tirava da cabeça , antes de ir embora das gravações, chegou o noivo de Joana, ela não tinha falado nada sobre isso, e Adamo queria explicações.
Adamo ficou indignado, pois Michel mudava a história de Iracema que ficava totalmente diferente do livro, para não ser do contra e como estava no começo de sua carreira ele concordava com tudo, inclusive criava personagens que não tinha no livro como a namorada de Poti, e a noiva de Martim.
Quando Adamo chegou em casa Joana estava lá, para conversar com ele, explicou que ficou todo esse tempo sem falar com ele por causa de sua mãe, mas agora não a deixaria mandar em tudo. Joana viaja para fora do Brasil para fazer alguns trabalhos, mas mesmo assim eles começam a namorar, apesar de dona Raulina perturbar muito. Assim a minissérie de Adamo é terminada e da tudo certo. Adamo consegue outro trabalho de escritor, e continua falando com Joana pela Internet.

terça-feira, 9 de março de 2010

Denotativo e conotativo.

Denotativo-> Quando a palavra é utilizada com seu sentido comum (o que aparece no dicionário) dizemos que foi empregada denotativamente. Denotação: sentido real.
Exemplos: A fera derrotou a presa (Fera: animal feroz). Amélia matou a cobra na soleira da porta (Cobra: um réotil-animal). Aninha é uma ladra perigosa (Ladra: que furta, rouba).


Conotativo-> Quando é utilizada com um sentido diferente daquele que lhe é comum, dizemos que foi empregada conotativamente, um sentido figurado. Conotação: sentido figurado.
Exemplos: Ele é fera em basquete ball (Fera: muito abilidoso no basquete). Amélia é um cobra (Cobra: muito falça). Aninha é uma ladra de corações (Ladra: consquistadora:).

Substantivos abstratos e concretos.

Substantivo concreto-> É aquele que indica seres reais ou imaginarios, de existência independente de outros seres. Exemplos: casa (ser real). Uruguai (ser real). Bruxa (ser imaginário). Saci (ser imaginário). Exemplos de frases- A casa da minha avó é muito legal. Eu queria ser um saci.


Substantivo abstrato-> É aquele que indica seres dependentes de outros seres. Exemplos: ódio, trabalho, solidão, beleza. Esses são seres só existem em função de outros seres:

- O ódio é sentido por alguém (Sentimento)
- O trabalho é realizado por alguém (Ação)
- A solidão é o estado que alguém se econtra (Estado)
- A beleza é a qualidade de alguém ou de alguma coisa (Qualidade)
Portanto, os substantivos que indicam sentimentos, ações, estados e qualidades são obstratos. Ex: Eu tenho ódio daquele menino, ele é muito chato.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Sobre bullying...


O que é bullying?
Bullying é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas cuja intenção é ferir outros. Bullying pode assumir várias formas e pode incluir diferentes comportamentos, tais como: violênciae ataques físicos, gozações verbais, apelidos, insultos, ameaças, intimidades, estorção ou roubo de dinheiro e pertences, exclusão do grupo de colegas.

Sinais das vítimas, o que caracteriza bullying?
Violência sistemática, rotineira e sem motivo aparente ocorrida dentro das escolas, o bullying pode causar dor e angústia naqueles que são vítimas dele. Pouco antes do horário de ir à escola, a criança diz que tem dor e barriga e pede pra faltar, em casa não desgruda da internet. Sempre que notar alterações no humor da criança, abatimento físico e psicológico, sem paciência para nada, mais alheado da família do que de costume, mais introspectivo, com piores resultados na escola, com queixas físicas permanentes (dor de cabeça, de estômago, fadiga) irritabilidade extrema, inércia, tudo isso são sintomas do bullying.

O que leva a criança a praticar o bullying?
Os autores de bullying são indivíduos que tem pouca empatia. Frequentemente pertencem a famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento afetivo entre seus membros. Seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram e oferece, como modelo para solucionar conflitos o comportamento agressivo ou explosivo. Admita-se que os que praticam o bullying tem grande probabilidade de se tornarem adultos com o comportamentos antisocias e violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes deliquentes ou criminosas.

Como deve proceder uma vítima do bullying?
A vítima de bullying deve ser apoiada por um psicólogo porque apresentará, comtoda a certeza, um sofrimento psíquico importante. Evitar a companhua de quem pratica o bullying ou dos chamados "carrascos", jamais falar com o agressor sozinho, não manter a agressão em segredo, não se deixar intimidae , relatar os fatos aos professores, coordenadores, diretores ou responsáveis. Ir na escola pedir a colaboração de todos para acabar com o bullying, e as vezes dar até processo.

O que é cyberbullying?
É uma prática que envolve o uso de tecnologia de informação e comunicação para dar apoio acomportamentos deliberados, repetidos e hostes praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outros.

1. A oração sem sujeito caracteriza-se por:
a) O sujeito está indeterminado.
b) Não se atribui o fato a nenhum ser.
c) O sujeito está simplesmente oculto.
d) O fato é atribuído a um ser determinado.
R= b

2. A oração sem sujeito possui apenas:
a) Objeto direto.
b) Objeto indireto.
c) Predicado.
d) Sujeito oculto.
R=c

3. "Anoitecia silenciosamente." Nesta oração temos:
a) Sujeito simples
b) Oração sem sujeito.
c) Sujeito indeterminado.
d) Sujeito oculto.
R=b

4. "Será muito cedo?" "Como está calor!" Quais são os sujeitos destas orações?
a) Orações sem sujeito.
b) cedo / calor.
c) muito / como.
d) nenhuma das anteriores.
R=a

5. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Fazia um calor infernal no sertão."
a) Sujeito indeterminado
b) Oração sem sujeito.
c) Sujeito
d) Sujeito oculto.
R=b

6. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Faz dez anos que cheguei aqui."
a) Sujeito oculto.
b) Sujeito simples.
c) Sujeito indeterminado.
d) Oração sem sujeito.
R=d

7. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Seriam quatro horas da tarde."
a) Oração sem sujeito.
b) Sujeito indeterminado.
c) Sujeito oculto.
d) Sujeito composto.
R=a

8. "Aqui não me cheira bem". Neste exemplo temos uma oração sem sujeito, pois:
a) Não há sujeito simples.
b) Não há um sujeito possível, agente da ação.
c) Não há um sujeito composto.
d) Nenhuma das anteriores.
R=b

9. "Já deve passar de dois anos." Qual é o tipo de sujeito?
a) Sujeito oculto.
b) Sujeito indeterminado.
c) Sujeito simples.
d) Oração sem sujeito
R=d

10. "Nunca ninguém acariciou uma cabeça de galinha." Qual é o sujeito e o tipo de sujeito desta oração?
a) Nunca ninguém / composto.
b) Ninguém / simples.
c) Ninguém /indeterminado.
d) Nunca / simples.
R=b

11. "Não choremos, amigos, a mocidade." Qual é o tipo de sujeito desta oração?
a) Sujeito indeterminado.
b) Sujeito oculto.
c) Sujeito simples.
d) Oração sem sujeito.
R=b

12. "Corriam por aqueles dias boatos da revolução." Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) Sujeito simples.
b) Sujeito oculto.
c) Oração sem sujeito.
d) Sujeito indeterminado.
R=d

13. "O homem, a fera e o inseto, à sombra delas, vivem livres de fome e fadigas." Nesta oração o sujeito é:
a) Sujeito indeterminado.
b) Oração sem sujeito.
c) Sujeito oculto.
d) Sujeito composto.
R=d

14. Justifique por que o sujeito desta oração é oculto: "Não chores, meu filho."
a) Não é possível identificar o sujeito.
b) O sujeito é o próprio verbo.
c) O praticante da ação é "tu", mas não aparece grafado.
d) O sujeito está indeterminado.
R=c